Promovendo o desenvolvimento sustentável no campo


Hoje (5) de março foi o lançamento do Projeto Capacitação de Agricultores Familiares em Sistemas Agroflorestais (SAFs) no Município de Juruti apresentado pelo Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRJ). Serão abertas duas turmas do curso para um total de 60 agricultores das comunidades do Curumucuri, Juruti Velho, Socó e Nova Esperança. Projeto apoiado pelo Edital de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade de 2017, do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), que receberá R$20 mil em investimento.

Fátima Lira, vice-presidente do STTRJ comentou “Estamos mobilizando os delegados sindicais das comunidades e explicando o objetivo do projeto, e também realizando uma reunião aqui na sede, para que todos fiquem orientados sobre seu papel nas ações do projeto”.

O objetivo dos cursos em SAFs é a capacitação dos produtores de Juruti para a recuperação de áreas degradadas, bem como torná-los mais competitivos gerando renda e trabalho no campo. Hoje boa parte do fornecimento de alimento do campo vem de outros municípios, mesmo o município tendo vocação para o campo. A falta de conhecimento técnico muitas vezes é o que limita a produção interna.

“Se todos abraçarem esse projeto, irá melhorar nosso trabalho, porque o objetivo é o crescimento de nossa comunidade”, comenta José Pereira dos Santos (Barrosinho), comunidade São Pedro.

Serão um total de 8 meses de atividades. Todas as capacitações irão ocorrer nas comunidades alinhando a teoria e a prática.
Sobre o papel das parcerias Cloude Veil da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), comenta “É somar, cada um na sua área, Emater na extensão rural, Secretaria de Produção na assistência técnica, IJUS e o sindicato em mobilizar o pessoal”.