Projeto Saúde na Floresta continua com as campanhas de prevenção à COVID-19 em Juruti


O município de Juruti continua engajado na luta contra a COVID-19, inclusive por meio do fortalecimento de parcerias, a exemplo do Projeto Saúde na Floresta, uma iniciativa do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), que começou sua primeira campanha deste ano. A primeira ação de prevenção e imunização contra a COVID-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), ocorreu no dia 27 de janeiro, na Comunidade São Benedito.

A referida ação objetivou levar kits de proteção, higiene, limpeza e orientações para os comunitários acerca de cuidados e medidas de segurança para a quebra da cadeia de contaminação da COVID-19 e demais doenças transmitidas pela falta de higienização. A ideia da campanha é reforçar a participação das pessoas envolvidas como agente multiplicador de orientações para as demais comunidades.

Para Maurício dos Santos, coordenador da Comunidade São Benedito, o projeto é de suma importância para o município, pois além das orientações, mostra como está o processo de vacinação de pessoas, não somente em Juruti, mas no Brasil também. “Acredito que nossas famílias estão sendo bem orientadas. Então, o projeto é um benefício muito grande. A gente espera que a partir daqui aquelas famílias que não procuraram a vacina possam estar na busca da prevenção”, enfatizou.

A campanha de prevenção e imunização trabalha com ações diretas, sendo que uma delas é a vacinação, que auxilia diretamente no enfrentamento ao vírus. Na ação do dia 27, foram vacinadas 42 pessoas a partir dos 12 anos de idade. É importante destacar que a vacinação continua nos postos de saúde da cidade para a faixa etária a partir dos 6 anos de idade.
Para a técnica de enfermagem da prefeitura, Sandra Regina Melo, é muito importante continuar a vacinação, pois muitas pessoas sequer tomaram a terceira ou a quarta dose ainda, o que as deixa vulneráveis. “Essa doença, como sabemos, continua com intensidade no mundo, inclusive em Juruti temos casos positivos. Então, a melhor forma de se prevenir é tomando a vacina”, avisa.

No mês de fevereiro, a região do Mamuru Rio, uma das mais distantes da sede do município, receberá ações do projeto, com informações, orientações e vacinação.

O Projeto Saúde na Floresta é uma iniciativa do IJUS, com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID, iniciativa de novos parceiros, ampliando parcerias em saúde (NPI EXPAND), SITAWi – Finanças do Bem, e parceiros locais, com as Secretarias Municipais De Educação, Assistência Social e de Saúde.
Fevereiro 2023