No dia 2 de março, o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) visitou o novo Centro Regional de Governo (CRG) do Baixo Amazonas, em Santarém.
Além de apresentar a nova presidente do IJUS, Idaliana Albuquerque, também foram apresentadas as ações do Instituto em Juruti e região.
O grupo foi recebido por Olavo das Neves, Secretário Regional de Governo, e Gustavo Hamoy, Coordenador de Desenvolvimento e Incentivo à Produção.
Olavo explicou que o Centro Regional de Governo tem a missão de dar resposta a sociedade em tempo hábil sobre suas necessidades, aproximando o Governo do Estado dos cidadãos. Destacou ainda a importância da participação de organizações como o IJUS, considerando sua pluralidade democrática como grande vantagem potencial de atuação.
“Convidamos o IJUS a participar do processo de gestão compartilhada que estamos iniciando no Centro Regional de Governo na definição de importantes rumos na gestão pública para a nossa região do Baixo Amazonas. Este grupo qualificado terá grande importância na construção deste modelo”, destacou Olavo das Neves.
“O CRG está aberto à sociedade civil organizada da nossa região e ficamos honrados com a primeira visita do IJUS onde o Secretário teve a oportunidade de conhecer as perspectivas de futuro e ações realizadas atualmente pelo Instituto, envolvendo Juruti e entorno”, comenta Gustavo Hamoy, que foi presidente do IJUS até meados de fevereiro passado, quando recebeu o convite para integrar a equipe do CRG.
A convite do Secretário Regional, o IJUS participou no mesmo dia em reunião do “Fórum das Entidades Representativas do Oeste do Pará”, em torno do chefe da Casa Civil, José Megale. Deise Melo e Gilza Amaral, Diretoras do IJUS participaram com depoimentos que exemplificaram a dificuldade dos moradores de Juruti e municípios vizinhos, deslocando-se ao Estado do Amazonas, para obter acesso à saúde pública mais adequada.
PARCERIA – A viagem à Santarém também foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os Programas Territórios Sustentáveis e o Instituto Juruti Sustentável (IJUS). Com objetivo de juntos elaborarem uma estratégia de desenvolvimento sustentável regional e municipal, por meio de um plano de trabalho conjunto para as regiões de atuação.
“Todas essas visitas e parcerias, criam pontes que irão ajudar o Instituto hoje e no futuro. Queremos e estamos trabalhando para cada vez mais termos condições de trazer projetos que beneficiem Juruti e seu entorno”, declara Idaliana Albuquerque, presidente do IJUS.