Iniciaram nessa quarta-feira (06) as atividades da primeira turma do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, na Escola Estadual de Ensino Médio Zelinda de Souza Guimarães.
O projeto é uma parceria do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) com o Conselho Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Emanuel Salgado Vieira, e conta com o apoio da Escola Zelinda de Souza Guimarães. Na aula inaugural, o professor Renan Feitosa, geólogo e mestre em Matemática, ministrou uma palestra aos alunos que participarão do cursinho solidário.
Os estudantes que estão frequentando o curso preparatório passaram por um processo seletivo, em maio. Inicialmente, 132 se inscreveram e desses 92 realizaram uma prova escrita e posterior entrevista de repescagem sendo aprovados um total 40 alunos para o curso. Todos os estudantes envolvidos estão regularmente matriculados ou já concluíram o ensino médio na rede pública de Juruti.
O curso preparatório é umas das linhas de atuação direta do IJUS Jovem, que identificou o grande anseio da juventude local em ter uma preparação mais adequada para o Enem. O projeto foi aprovado por meio da demanda espontânea apresentada pelo Conselho Escolar da Escola Emanuel Salgado Vieira.
“As ações do IJUS jovem têm como objetivo despertar no jovem o seu papel como agente de transformação social e criar um espaço de protagonismo juvenil”, considera o diretor do IJUS Jovem, Feliph de Souza Rocha. Feliph explica que o curso preparatório tem como meta auxiliar os estudantes para que eles tenham condições de buscar uma vaga no ensino superior. “Atendendo a um grande pedido da juventude, buscamos tornar esse projeto uma realidade, dando apoio aos alunos nas disciplinas que eles apresentam mais dificuldades, como Língua Portuguesa e Matemática. Dessa forma, os jovens de Juruti passam a ter mais condições de competir por vagas na universidade pública”, complementa Feliph de Souza Rocha.
O projeto conta como orçamento total de R$ 8200,00. Dessa quantia, R$ 6720,00 é financiada pelo IJUS. O curso terá a duração de cinco meses e contempla as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia.
O coordenador do projeto, o professor Wilson Navarro, destaca as expectativas para a continuidade das atividades. “As expectativas são positivas, pois percebemos que os alunos, para participar do projeto, fizeram a prova de seleção com muito interesse e dedicação. Eles estão cada vez mais aplicados para terem êxito ao final desse curso e obterem a aprovação numa universidade pública”, considera o coordenador.
Os docentes que ministram as aulas preparatórias são todos da rede pública de ensino de Juruti. As aulas, na Escola Zelinda de Souza Guimarães, acontecem de segunda-feira à sexta-feira, das 20h00 às 22h00, e também aos sábados, das 8h00 às 12h00.
Os estudantes demonstram muita empolgação em participarem do curso. Helen Renata, que vai tentar uma vaga na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para a graduação de Farmácia reforça a importância do projeto. “Para mim, a importância desse cursinho é aprender mais, me atualizar e me preparar para o Enem desse ano. A oportunidade de frequentar essas aulas é uma porta que está se abrindo e quem está tendo essa chance tem que aproveitar ao máximo, até porque nem todos os estudantes conseguiram chegar até aqui”, destaca Helen Renata.
Poliana Tavares, outra estudante que participa das aulas preparatórias e que pretende cursar Agronomia na faculdade, considera o projeto como uma ponte na realização de seus sonhos. “Esse curso é extremamente gratificante e acredito que irá me ajudar muito nas provas do Enem. Sonho em cursar agronomia e futuramente tudo isso poderá me auxiliar para que eu conquiste vários outros sonhos”, acredita a estudante.