Fomentando a Agricultura Familiar na Comunidade Barra em Juruti


Ontem 10, o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), visitou a Comunidade da Barra, na ilha de Santa Rita. A comunidade fica a cerca de uma hora de Juruti, viagem realizada de lancha pelo rio Amazonas, é uma região de várzea. Bárbara Espínola, Secretária Executiva, e Elber Diniz, Gerente de projetos do IJUS visitaram o projeto apoiado pelo Edital de 2016.
Foi um grande aprendizado e desafio a implementação deste projeto, pela característica da região ser de várzea, e no projeto prever a implantação de produção agrícola. No início deste ano, a comunidade foi surpreendia pela cheia mais cedo impactando a plantação de milho. Após um período de aprendizado, atualmente a comunidade da Barra já está com plantio de Jerimum, Melancia, Pepino e Melão. E já no próximo mês (janeiro de 2020), irá colher sua produção.
Em conjunto com a equipe técnica do IJUS foi acrescentado para a etapa final do projeto a criação de frango, mesmo na época de cheia será possível a criação.
Barbara falou dos resultados e fibra dos moradores da comunidade “Foi avaliado positivo o projeto, mesmo diante dos desafios por ser uma região de várzea, todos aprenderam e já estão colhendo os frutos desta dedicação”.
O objetivo do projeto é fomentar e fortalecer a renda da família do campo. Na comunidade são 9 famílias envolvidas, beneficiando 42 pessoas no total.
“Hoje a comunidade está envolvida, viram que está dando certo o plantio. Nosso pensamento é reservar uma parte do dinheiro da colheita pra comprar mais sementes ampliando e dando continuidade ao plantio, também investir na criação de frango”. Afirmou Adonias Monteiro Cunha, Coordenador do Projeto – Comunidade de Barra.