Na última semana, dia 19, ocorreu a terceira oficina do Juruti UP, reunindo cerca de 60 jovens, com o objetivo de despertar o empreendedorismo sustentável entre os jovens de Juruti.
Somando com as edições anteriores, são cerca de 360 jovens que participaram das ações do programa. Metodologia amazônica do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, apoio local do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), e incentivo financeiro da Alcoa Foundation.
Nas dez horas de formação os jovens compreenderam sobre a importância das cadeias produtivas ligadas as oportunidades de empreender na Amazônia, chegando à construção de uma ideia de negócio.
Para Eduardo Rezende, Coordenador do Juruti UP pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia, “É um programa de empreendedorismo sustentável e educação empreendedora para jovens de Juruti. Visa impactar jovens do município positivamente para oportunidades do empreendedorismo sustentável dentro da biodiversidade da Amazônia. Inspirá-los para que sejam mais criativos e entendam as potencialidades de onde habitam”.
A formação ainda passou por rodadas de negociações, onde os grupos apresentaram seus negócios simulando possíveis clientes e investidores.
Os jovens que passaram pela formação nos programas anteriores, antes da pandemia, ainda irão ter um encontro futuro.
Cléberson Paz, jovem participante da formação disse “Essa oportunidade que o Juruti UP nos deu foi carregada de metodologias, ferramentas, ideias para tirarmos o que nós queremos do papel. Agregou valor em minha vida, foi uma experiência muito importante”.
“Um momento de despertar para negócios sociais, contribuindo para os jovens poderem visualizar oportunidades de empreendedorismo na Amazônia. Importante ainda para que os jovens possam visualizar que tem esse potencial pra desenvolverem negócios”. Afirmou Bárbara Espínola de Almeida, Coordenadora de Relações Institucionais da Alcoa em Juruti.