Hoje (22), finalizou a capacitação para elaboração de projetos da chamada Pública “Amazônia Agroecológica, do Fundo Dema”, em Juruti. Mais de 12 instituições locais participaram, na sede do Instituto Juruti Sustentável IJUS.
Uma das matrizes desta oficina foi detalhar e incentivar o uso das técnicas Agroecológicas, por ser em sua origem compatível com a realidade local. Se apropriar do conhecimento que os agricultores já têm inserindo técnicas da agricultura moderna. Destacando ainda:
Ivan Pimentel, Presidente da Cooperativa Familiar de Juruti – Cooafajur, sentia dificuldade na elaboração dos projetos, destacou que irá repassar o conhecimento aprendido a seus cooperados “Agora temos o conhecimento como elaborar um projeto de forma correta, para participar de editais, principalmente ter um projeto competitivo” afirmou Ivan.
Um dos desafios locais era a falta de conhecimento como elaborar um projeto competitivo, Maria Godinho, Membro do Comitê Gestor do Fundo Dema, e responsável pela oficina disse “O público mostrou interesse. Nesses quinze anos do Fundo Dema, tem aportado recursos para comunidades tradicionais Juruti nunca havia apresentado uma proposta ao fundo. O público tem uma certa dificuldade na elaboração de proposta, mas no final do curso a turma conseguiu elaborar propostas”. Maria falou ainda que o público entendeu a importância da elaboração de projetos. “As organizações sendo aprovadas em editais irão acessar recursos que possam a vir potencializar a dinâmica da agricultura familiar no município, o empoderamento das comunidades, das organizações”.
Os editais do fundo Dema tem por característica aprovar projetos que tenham uso de técnicas Agroecológicas. A expectativa é o recebimento de projetos até o próximo dia 31, no atual edital do FUNDO DEMA. Juruti venha ter participação.
“As organizações que participaram desta oficina estão aptas a participarem de editais de pequeno e até grande porte”. Afirmou Gustao Hamoy, Diretor Presidente do IJUS.
Conheça o fundo DEMA:
http://www.fundodema.org.br