Instituto Juruti Sustentável apoia produção de DVD do Festribal


Maior evento cultural do município terá “vitrine digital” com recursos do fundo do IJUS.


As belezas naturais do município de Juruti se agigantam no mês de julho, período em que ocorre anualmente o Festribal – Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti. Expressão da cultura popular amazônica, o Festribal é Patrimônio Cultural do Estado do Pará desde 2008 e é um verdadeiro espetáculo artístico e de valorização das tradições nativas. Neste ano, com o investimento do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), a 13ª edição do Festribal ganhará uma “vitrine digital”, tendo todo o espetáculo gravado em DVD.

“É extremamente relevante o evento do Festribal, seja culturalmente, seja para a economia e própria a sociedade de Juruti. Por isso, o IJUS apoia a gravação deste DVD do espetáculo como uma forma de expressar nossa contribuição a esta grande festa que valoriza as belezas de Juruti”, comenta Gustavo Hamoy, diretor presidente do IJUS.

O DVD será uma importante ferramenta para a atração de novos investidores e apoiadores do Festribal. A gravação abrangerá desde os bastidores, ensaios e apresentações das tribos Munduruku e Muirapinima, até registros da história do Festribal e dos principais pontos turísticos do município, incluindo o Lago Jará. Com o apoio do IJUS, os organizadores do Festribal e a Prefeitura de Juruti contarão com mil cópias do DVD para melhorar a divulgação e captação de recursos para o evento.

O DVD foi um pedido da Prefeitura Municipal através de um projeto de demanda espontânea.

O Termo de Referência do IJUS para a contratação do serviço de gravação do DVD já foi lançado no mercado e as produtoras com experiência em filmagens de grandes eventos podem concorrer apresentando proposta até o dia 13 de julho.

O Festribal ocorre no último final de semana do mês de julho, com três dias de festas: no primeiro dia, apresentações das tribos mirins e ensaio técnico das duas tribos oficiais; no segundo dia, um show musical com artistas de expressão nacional; e o grande encerramento com a apresentação das tribos Muirapinima e Munduruku, no terceiro dia. Tem ainda um quarto dia com apuração das pontuações e as comemorações da tribo vencedora.

Confira as fotos