IJUS incentiva esportes e cultura em Juruti


Rotatória da rodovia PA-257, na entrada da cidade, é primeiro espaço público a ser revitalizado para uso sustentável.

Apresentações culturais e demonstrações esportivas marcaram o início do projeto Reviravolta na rotatória da rodovia PA-257, ontem (29), em Juruti. O projeto incentiva o uso sustentável de espaços públicos e é liderado pelo IJUS, contando com as parcerias da Prefeitura, do Instituto Puxirum da Amazônia (Ipuam) e da empresa Alcoa. A rotatória da PA-257 e todos os cidadãos usuários do espaço se beneficiam do projeto, que valoriza o local pelo interesse público ao promover o lazer e a prática esportiva, além de atuar na conscientização da população local sobre os cuidados para a conservação do ambiente.

Moradores dos bairros vizinhos da área, esportistas e participantes em geral do evento realizaram uma caminhada ecológica com grande participação do público e a limpeza da área num mutirão de coleta de lixo, foram momentos especiais da ação sensibilizando todos. “O trabalho da coleta do lixo foi muito bom, criando uma nova consciência. Iniciativa sensacional porque nós utilizamos o espaço da rotatória e ver ele sendo cuidado nos motiva a vir sempre”, comenta a moradora Tarvela Brenda.

A programação foi intensa: rap, hip hop, quadrilha junina, skate, ciclismo, jiu jitsu, Karatê, defesa pessoal, cross fit, zumba, sleck line e vôlei, além da presença de técnicos de enfermagem para pesagens e aferições da pressão arterial, e a doação de mudas de plantas. Leandro Lopes, ciclista que utiliza o espaço diariamente fala empolgado deste momento. “Juruti cada dia mais está evoluindo as condições para prática esportiva na cidade. Fico muito feliz e motivado a utilizar cada vez mais o espaço”, comenta.

As atividades foram um momento especial para comemorar a revitalização do espaço da rotatória, que recentemente ganhou iluminação por meio da parceria entre IJUS, Prefeitura e empresa Alcoa. A iluminação foi instalada desde a entrada do Colégio Pitágoras até o km 2 da PA-257, na escola do Senai. Também foram instalados tambores para coleta de lixo. Em breve, também deverá ser desenvolvido um projeto de drenagem para a rotatória.

Alynekezia Cunha, diretora de juventude do IJUS comenta o engajamento da comunidade como fator essencial. “Que essas atitudes de conservação sejam vividas diariamente pelas pessoas presentes no evento de hoje, porque esse espaço é nosso e conservá-lo é a melhor maneira de mais pessoas se beneficiarem deste lugar hoje e no futuro. O IJUS incentiva este tipo de ação, pois acreditamos que podemos ter uma cidade mais saudável e sustentável a todos”, afirma.

Confira as fotos