IJUS e ACEJ promovem diálogo com Secretário Regional de Governo em Juruti


Com o objetivo de aproximar o Centro Regional de Governo (CRG) do Oeste do Pará e as demandas do Município de Juruti, o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej), realizaram uma reunião aberta com a presença de Olavo das Neves, Secretário do CRG Oeste do Pará, e Osmarina Pires, coordenadora da área da Saúde da Secretaria.

A reunião contou com cerca de 30 lideranças de organizações da sociedade civil, do poder público e do empresariado local. O encontro ocorreu nesta semana, em Juruti, durante visita dos executivos do Governo do Estado, que estão realizando uma série de visitas nos municípios da região para conhecer e apoiar a resolução de problemas locais. Em Juruti, um dos focos da visita do Governo foram as estruturas do Hospital 9 de Abril, que vem oferecendo atendimento médico de média complexidade em Juruti e tem a proposta de ser estadualizado, ampliando sua capacidade de atendimento para mais municípios da região.

“Eles ouviram nossas necessidades, conheceram e entenderam os anseios de Juruti, aproximando o Governo do Estado e o nosso município. Com certeza conseguimos atingir nosso objetivo, promovendo esse diálogo que foi muito importante”, comentou Idaliana Albuquerque, presidente do IJUS. O presidente da ACEJ, Vibarto Hidaka, também complementou: “É muito importante recebermos o Secretário Regional de Governo aqui em Juruti para que ele saiba de perto quais são as demandas do nosso município”.

Durante o encontro, os participantes relataram demandas fundamentais ao desenvolvimento local: manutenção rodovia PA 257, que está sob a responsabilidade do Estado; a ampliação da rodovia PA 192 que liga Juruti e Itaituba; maior atuação do Estado na Educação; ampliação da equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); fomento da economia por meio do beneficiamento da madeira; e o reforço da segurança pública com a Polícia melhor equipada e outros de igual importância.

O Secretário Olavo das Neves destacou o modelo de gestão compartilhada proposto pelo Governo do Estado com o estabelecimento dos Centros Regionais de forma inédita no Pará. “Esta Secretaria de Governo é nossa e está aberta à participação de todos. O ponto primordial para uma participação efetiva é a organização e a apresentação qualificada de suas demandas. Isso significa que o município precisa discutir o que precisa, para onde quer ir, o que faz sentido localmente”, explicou o secretário.

O IJUS, que vem atuando como verdadeiro fórum de discussão qualificada sobre as perspectivas de futuro de Juruti e as prioridades para o desenvolvimento local, certamente, tem papel fundamental neste processo, visto que reúne representantes da sociedade civil, poder público e empresariado.