Diálogos entre IJUS, Poder Público e Alcoa definem Seminário sobre o Desenvolvimento de Juruti


Fomentar o desenvolvimento econômico em Juruti, potencializando vocações locais. Em torno deste objetivo único, Instituto Juruti Sustentável (IJUS), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Coordenação de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas (CRGBA), Prefeitura de Juruti e Alcoa, iniciaram a construção da proposta de realização de um seminário para discutir como alavancar o desenvolvimento do município de Juruti.

Estiveram reunidos na última semana (15), na sede do IJUS, o Prefeito de Juruti, Henrique Costa, e seus secretários municipais; Gustavo Hamoy, Coordenador de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do CRGBA; Marjorie Neves, Coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental na Mineração da SEDEME; e Rogério Ribas, Gerente Institucional da Alcoa Juruti; e Diretoria do IJUS.

“O Seminário será realmente positivo, pois visa contribuir com a visão do Programa Pará 2030 a fim de estimular a construção de um Plano de Desenvolvimento Juruti 2030, a partir do forte engajamento dos atores locais. O engajamento torna-se fundamental para a elaboração de planos e projetos que já existem e até mesmo o estabelecimento de novas metas”, declara Marjorie Neves, Coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental da SEDEME. “Percebi o envolvimento e vontade muito positiva de todos os presentes incluindo os gestores municipais, a Alcoa, o IJUS, e as instituições que estão dentro desse processo de fortalecimento do município”, reforçou.

“Demos um encaminhamento prático para a construção de um plano de desenvolvimento municipal. E com o Seminário daremos um passo muito importante para traçar metas e trazer resultados para Juruti”, comentou o prefeito Henrique Costa.

Já nessas próximas semanas o grupo de trabalho entre representantes das organizações presentes irá estudar e visualizar o “Juruti 2030”. Serão estudados os potenciais econômicos do município, por exemplo, a cadeia produtiva da madeira e as questões da exploração ilegal ainda muito presente na região. Também estão entre as prioridades a cadeia da pesca, o comércio e a produção rural. A proposta é apresentar dados sobre essas cadeias durante o Seminário e proporcionar reflexões sobre a promoção do desenvolvimento de Juruti.

“Iremos ajudar com reflexões e diálogos para construir um plano efetivo e prático de desenvolvimento local baseado no esforço integrado entre governos, empresas e organizações civis. O modelo de atuação do IJUS é este, de aliança e diálogo entre várias partes, e esse elo potencializa nossa capacidade de forma real”, afirma Gilza Amaral, diretora do IJUS.

 “O Seminário será um grande evento pra discutirmos sobre a vocação na área econômica e desenvolvimento para Juruti e entorno. É uma das atribuições do CRGBA contribuir, articular para que as secretarias do Governo do Estado cheguem de forma mais firme em todos os municípios da região”, afirma Gustavo Hamoy.

Todo o setor econômico de Juruti, da grande empresa aos pequenos e médios negócios, produtores rurais, pescadores e profissionais liberais que atuam diretamente em Juruti, além de associações, organizações e grupos operando atividade econômica local são o público alvo no seminário.